Biodiversidade

A Terra está repleta de milhões de formas de vida. A ciência já descreveu cerca de 1,8 milhão de espécies e, a cada ano, descobrem-se novos vegetais, animais, fungos, protistas e bactérias. Estima-se que existam muito mais: cerca de 10 milhões de espécies, espalhadas pelos mais diversos ambientes. Essa imensa variedade de vida faz parte da definição de biodiversidade. O tema de estudo tem por objetivo evidenciar a importância da preservação da biodiversidade, que nos dias atuais corre diversos riscos. Veja a seguir algumas das principais ameaças à biodiversidade em cada bioma brasileiro.

CERRADO

Estima-se que haja 10 mil espécies de plantas no domínio. Mas elas estão sendo destruídas pelo avanço da agricultura e pecuária.

MATA ATLÂNTICA

A rica floresta que encantou os colonizadores foi reduzida a apenas 12,4% do seu tamanho original.

CAATINGA

Calcula-se que 80% do ecossistema original já foi transformado em cultivo e pastagens.

PANTANAL

Maior planície inundável do planeta sofre com o garimpo, agricultura extensiva e pesca predatória.

AMAZÔNIA

A maior floresta tropical do planeta abriga um terço de todas as espécies de vida, mas cerca de 20% dela já foi desmatada.

Brasil, um caldeirão de biodiversidade

Quando se trata de biodiversidade, o Brasil é o país mais biodiverso do planeta, com cerca de 20% do total de espécies. Nosso território abriga a mais variada flora do mundo, ou 22% do total conhecido de plantas. Os rios brasileiros reúnem 3 mil espécies de peixes – 34% do total mundial (Fontes: Projeto Flora Brasil, 2020, revista Nature, 2018 – O futuro dos ecossistemas hiperdiversos). Além disso, 15% dos vertebrados do mundo todo são encontrados no Brasil, segundo o Projeto Biota/Fapesp. O país tem, também, a maior diversidade de primatas. O problema é que desde os tempos da Colônia os ataques à fauna e à flora brasileiras têm resultado em baixas muitas vezes irrecuperáveis aos ecossistemas.

GIGANTE DA FLORESTA

A sumaúma, um gigante da Amazônia que chega a alcançar 90 metros e medir até 7 metros de diâmetro no tronco, é um exemplo imponente da rica biodiversidade brasileira.

TOP
Pular para o conteúdo